VEJAM MINHA PEQUENA COLEÇÃO DE BONSAI

Novas mudas a venda

Hoje estou postando o meu pé de Caja Manga Nanica, estou postando para divulgar que aceito proposta de venda, quem quiser uma dessas em c...

* EMAGRECER SEM CARDÁPIO

Todo mundo que já tentou emagrecer sabe dizer o quanto é difícil seguir um cardápio. O que eu mais ouço no consultório é falar que na semana que antecedeu à consulta, a pessoa aproveitou para se despedir das comidas que gosta. Credo! Pra que tanto sofrimento? Você leitor, sabe realmente o que precisa fazer para emagrecer? Pare agora e pense antes de continuar lendo o artigo. Eu aposto que você pensou: “vou comer pão integral com queijo branco no café da manhã, 3 colheres de sopa de arroz, 1 concha pequena de feijão, um grelhado e salada no almoço/jantar e comer frutas nos intervalos…” Agora eu pergunto: Você conseguiu seguir esse seu cardápio? Você emagreceu com esse seu cardápio? Desde quando você sabe como deve ser a sua alimentação para emagrecer? Desde quando você tenta atingir esse objetivo? Quantos dias nessa semana você seguiu esse cardápio? Acho que agora estamos alinhando nossas idéias e pensamentos. Dá certo seguir apenas um cardápio?
Na minha opinião, o cardápio é apenas um esqueleto de combinações de alimentos. É uma maneira didática para tentar passar ao paciente como deve ser uma alimentação saudável. Mas o cardápio não é o principal fator para quem deseja perder peso. O cardápio é o início do tratamento. É somente o ponto de partida. 90% das chances do tratamento dar certo está em suas mãos. Tem pessoas que nem precisariam de cardápio e sim uma boa recomendação do que incluir e do que retirar da alimentação.
No consultório eu costumo sim passar um exemplo de cardápio na primeira consulta, com objetivo do paciente sentir-se aliviado e seguro. E também porque os próprios pacientes exigem um cardápio. Eu garanto que o cardápio não é necessário. O principal em uma consulta nutricional é você entender como combinar os alimentos. Entender como o seu corpo funciona. Entender o que fazer em um momento social. Entender o que fazer quando sentir aquela vontade de comer doces ou beliscos. Será que um cardápio responde isso para você?
Muitas pessoas agendam uma consulta nutricional só para ter o cardápio e nunca mais retornam porque acham que já sabem o que fazer. Param de fazer o acompanhamento antes mesmo de atingir o objetivo. Vou tentar explicar como funciona um tratamento para perder peso. Na verdade, como funciona o tratamento em que eu gosto de trabalhar. Em uma primeira consulta pouco se pode fazer. É o momento do paciente e o nutricionista se conhecerem melhor. Ver afinidades. Na primeira consulta é onde o Nutricionista tentará identificar onde é o foco do “problema” no tratamento. No primeiro retorno, o Nutricionista irá entender como o seu corpo responde ao tratamento. Cada pessoa é única. Cada pessoa responde de um jeito. Cada pessoa precisa de um tratamento nutricional diferente.
Vamos ao tema desse artigo: Emagrecer sem cardápio!
Para emagrecer você tem que fazer o caminho contrário ao de engordar. Se para engordar você beliscou bastante, comeu muitos doces, frituras e gorduras, para emagrecer será o momento de deixar de beliscar e comer mais frutas e verduras. Mas vamos entender a fundo o que acontece quando engordamos.
Analisem o esquema: Vida moderna = tecnologia + muito trabalho (estresse + pouco tempo disponível + alimentação industrializada).
Vamos analisar cada ponto:
- Tecnologia = facilidade. Menos gasto energético. Comodidade. Sedentarismo. Podemos relacionar a tecnologia com mais radiações ao nosso lado (celular, microondas, computador, modem wireless, Tv, DVD, etc). Quem garante que essa radiação não altera o funcionamento bioquímico do nosso organismo?
- Muito trabalho = muito estresse. Estresse é algo normal do nosso corpo. O estresse acaba sendo positivo para o equilíbrio hormonal. O problema é quando esse estresse atinge níveis elevados. Tudo que é exagerado desequilibra. Com a falta de regularidade na alimentação (comer de 3 em 3 horas), nervosismo, ansiedade e dormir pouco, liberamos um hormônio chamado Cortisol. Este é responsável por acumular mais gordura coporal e levar ao inchaço. Ou seja, estresse crônico engorda sim. E se você fica muito tempo sem comer, esse cortisol ajuda a manter a sua glicemia (açúcar no sangue) controlado por mecanismos bioquímicos. Ao longo do tempo esse mecanismo pode tornar-se resistente à insulina, que pode ter como consequência uma Diabetes tipo 2.
- Muito trabalho = pouco tempo disponível. Não ter tempo para dar uma risada, para curtir a família gera angústia e ansiedade. Se a pessoa não tem tempo ela procura algo prático para relaxar. A comida parece ser inevitável. O famoso assalto à geladeira, não por fome e sim por vontade. Vontade do que? Com certeza, vontade de sentir-se bem. Sentir-se relaxado. Sentir-se aliviado.
- Muito trabalho = comida industrializada. Inevitável. Quem vai lavar a salada, cozinhar os vegetais, fazer uma comida fresca e com tempero natural após um dia estressante, que não parou um minuto e chegou em casa morrendo de fome. Quem irá cozinhar a bela refeição e quem fará um macarrão rápido e prático que no máximo em 30 minutos todos já terão se alimentado e quase não terá louça suja para lavar. Pois é. Realmente a falta de tempo para se dedicar à cozinha engorda. Mas é preciso ficar claro o porque engorda.
O que engorda? Fácil responder. O que engorda é a falta de micronutrientes! Se eu não fornecer matéria-prima para o meu corpo trabalhar ele irá poupar energia. Se eu não forneço matéria-prima eu “mato” a minha fome de produtos semi-prontos e industrializados, que além de não terem nutrientes em quantidades ideais, ainda trazem mais corantes, aromatizantes, conservantes, pesticidas, etc. Meu corpo não conhece esses invasores. Ou seja, meu sistema de defesa é ativado para combater essas substâncias. Mas se eu não tenho nutrientes antioxidantes meu corpo não consegue eliminá-los. Meu sistema imunológico consegue apenas deixar essas substâncias “guardadas”. Isso gera uma inflamação. Um corpo inflamado responde menos a um tratamento para perder peso. E assim a cada dia que passa acumula-se mais, incha-se mais e elimina-se menos. Ao longo da vida, isso leva-se a um excesso de peso ou mesmo obesidade inflamatória e doenças crônicas. É óbvio que a pessoa precisa alimentar-se de maneira errada e ter um estilo de vida inadequado para chegar a esta situação. Mas quando o corpo está inflamado não adianta comer apenas o pão integral com queijo branco, tirar doces e frituras para emagrecer tudo o que deseja. Precisa tratar a inflamação. É nesse momento que eu falo: não adianta um cardápio daqueles que todo mundo conhece. O Nutricionista terá que identificar qual alimento e componete está deixando o seu corpo inflamado e fazer uma dieta anti-inflamatória.
Nesse momento é importante investigar sensibilidades alimentares. Ou seja, alimentos que parecem inofensivos, mas que ativam o sistema imunológico e deixam o corpo inflamado.
Pois é meus amigos. Emagrecer é muito mais que seguir um cardápio. É tratar o problema da raiz. É estar disposto a mudar o estilo de vida.
No meu atendimento eu disponibilizo um e-mail e celular para os pacientes me ligarem e entrarem em contato a hora que for necessário. Dúvidas aparecem no dia-a-dia. Mas mesmo assim as pessoas acham que já sabem e não se aproveitam deste benefício. A Nutrição é uma ciência nova. Novidades aparecem a cada dia. A Nutricionista está aqui para ajuda-los!
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.